• Redação TBT

As Seis Lições - Ludwig von Mises


Ludwig von Mises foi um economista austríaco que viveu de 1881 a 1973. Foi um grande crítico a sistemas totalitários, sendo o autor de uma obra na qual prova a inviabilidade do sistema comunista, mostrando a impossibilidade da existência de mercado e então de qualquer sistema monetário.



O livro As Seis Lições foi é fruto de uma série de palestras ministradas na Universaidade de Buenos Aires, no ano de 1959 e publicada pela primeira vez em 1979. O texto continua sendo preciso em suas considerações sobre os seis temas abordados, e cada um tem um capítulo destinado a desenvolver uma reflexão baseada em fatos históricos, princípios de livre mercado e liberdades individuais.

No primeiro capítulo é abordado sobre as relações entre o empresário, o empregado e o cliente, relacionando-os numa rede de colaboração entre eles, onde o sucesso de um impulsiona e favorece o sucesso e satisfação do outro. A colaboração entre as diferentes pessoas, cada um com sua responsabilidade, é mais vantajosa do que a luta de classes sociais.

A liberdade é um princípio fundamental para a normalidade e equilíbrio nas relações humanas e comerciais. Mas ela não pode ser só um princípio abstrato, ela tem que estar presente, garantindo o direito de cada pessoa exercer a atividade que o convém. O resultado da implantação do modelo soviético é uma queda no padrão de qualidade de vida do cidadão.

A intervenção estatal é um inimigo dessa liberdade uma vez que tenta impor a sociedade uma série de normas que afetam a condição de competição dentro do mercado. Quando o governo é responsável para dirigir as empresas o que geralmente acontece é uma gestão inadequada que resulta em aumento de impostos sobre a população para cobrir prejuízos dessas empresas. O controle do governo sobre o preço dos produtos e serviço praticados pelo mercado já era sabido por Mises que não geram consequências desejáveis.

A intervenção estatal é mais eficiente em períodos de guerra pois possibilita o governante direcionar os recursos para as atividades na qual ele julgar mais fundamentais para atingir os objetivos do país e preservar a população civil.

A inflação ocorre quando há uma diminuição do poder de compra de uma moeda. Isso ocorre, geralmente, após o governo utilizar do recurso de imprimir dinheiro. As pessoas que receberem dinheiro no início da inflação são mais beneficiadas do que aquela que recebem o mesmo valor já com a moeda desvalorizada. Isso pode gerar um cenário onde as pessoas tem o recurso financeiro mas não tem a disponibilidade de produtos à venda para serem adquiridos.

O que tornam alguns países mais desenvolvidos que outros é a disponibilidade de capital dentro daquele país. Quando há recursos financeiros a possibilidade de investimentos serem feitos em infraestrutura e benefícios para o cidadão é maior. Atrair investimento estrangeiro é uma estratégia eficaz para impulsionar o crescimento de uma economia e da qualidade de vida das pessoas.

O futuro da liberdade depende da conscientização das pessoas e que elas se tornem defensores deste princípio fundamental.

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle

Site Oficial The Brazilian Times