• Redação TBT

30 de maio, o Dia das Bandeiras

Hoje, 30 de maio, é comemorado o Dia das Bandeiras. Cada bandeira é carregada de história e é o maior símbolo de um país. Elas representam a identidade de um povo, seus valores e sua soberania.



A Bandeira Nacional do Brasil tem um longo histórico de evolução em seu desenho. Em mais de 500 anos de história o Brasil já teve diversos tipos. A nossa bandeira atual traz toda a simbologia das outras anteriores.


A bandeira imperial do Brasil foi criada a pedido de D. Pedro de Alcântara, ainda como príncipe-regente. Apenas com a sagração de D. Pedro I como imperador é que foi substituída a coroa real do brasão pela imperial.


O modelo utilizado atualmente é formado por um retângulo verde, um losango amarelo, ao centro um círculo azul com 27 estrelas brancas dispostas e uma faixa com a frase “Ordem e Progresso”.


As cores da Bandeira do Brasil atual são registradas como Pantone 356 (Verde), Pantone 109 (Amarelo) e Pantone 661 (Azul).


Patriotismo é um sentimento voluntário, unilateral, de amor e pertencimento. Revela a disposição de entrega à causa da pátria. O patriota (do grego patriotes – patrício), não apenas respeita; ele ama os símbolos da pátria, a bandeira, o hino, o brasão.



Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle

Site Oficial The Brazilian Times